Sagas que também merecem enfase

sábado, julho 18, 2015





Assim como muitos que eu conheço, eu sou apaixonado por sagas. Harry Poter, Percy Jackson e assim vai. Coleções boas, famosas, com uma incrível magia em todas as páginas. São ótimas, claro, mas o ponto é que as sagas famosas não são as únicas Sagas boas. 
Às vezes tenho a impressão que os adolescentes brasileiros só começam a ler depois que veem o boato de algum filme ou serie ligada ao tal livro. Ou então quando tal livro com um determinado assunto vira filme, os leitores vão atrás de outros livros que também tratem da mesma mitologia ali explorada e esses também alcançam seu auge na fama. 
Pensando nisso resolvi selecionar algumas sagas de livro que não são muito conhecidas, ou que as pessoas já viram os filmes, mas nem sabiam que existiam os livros pela falta de divulgação do mesmo e continua assim. Aproveitem. 
A capa brilha *-*
Wereworld. Essa Saga já está encerrada em seu país de Origem, mas aqui no Brasil, acabaram de lançar esse ano o quarto livro. Me apaixonei por ela assim que vi a capa do primeiro livro e a sinopse me prendeu mais ainda, a obra em si me conquistou de vez. 
Essa não é uma obra tão aclamada no Brasil, não tem uma serie foda ligada a ela, não tem (ainda) filmes para serem lançados. Na verdade, apesar de já ter visto uma ou duas resenhas no Youtube, só conheci uma pessoa além de mim que acompanhasse a Saga. Ás vezes a vida de leitor é solitária. 



Wereworld se passa num universo alternativo, onde todos os lordes e nobres possuem o poder da transmutação, são Werewolfs, Werelions dentre outros. Uma leitura leve, afinal o livro pertence ao gênero juvenil, porém, com algumas tramas fortes, polêmicas e adultas. 
A trama central se baseia em cima de um jovem que descobre ser um Werewolf. Lobisomem. Já conhecemos isso. Para aqueles que como eu estavam cansados de um bando de pessoas se dizendo lobisomens e que na hora da transformação se transformavam em lobos menores que um poddle, esse livro é perfeito. As formas metamórficas dos lordes são as bestas mitológicas que víamos nos antigos filmes de lobisomens, metade humanos, metade animais.  

Como citei antes, só os nobres ou descendentes de nobres possuem o poder da transformação.  Essa Saga se passa em cima do personagem principal que depois de descobrir sobre seus poderes e suas verdadeiras origens, acaba tendo que lutar pelo que é seu de direito, o trono que foi usurpado de seu pai e sua família, trono que agora pertence a um werelion. Com muitos nobres ao seu lado, mas também muitos nobres do lado do Werelion que está no trono. 

Academia de Vampiros. Essa coleção talvez seja um pouco mais famosa. Muitos estavam bastantes ansiosos pro filme, mas a estreia no Brasil foi cancelada, apesar do filme ter tido uma boa repercussão lá fora. Muitos também não sabem que existem livros, achavam que era só aquele único filme que nem chegou aos cinemas brasileiros (sorte que chegou a internet). Infelizmente parei no livro três, e pretendo voltar a ler os outros o quanto antes. Narrativa fantástica, é uma leitura mais adolescente, com cenas de ação, romance, um pouco de suspense. 
A mitologia dos vampiros que foi explorada nessas obras é bem diferente do que a convencional e isso já conquista o leitor por ele ser inserido em um novo mundo. A sociedade dos vampiros é dividida em três espécies: 
Lisa, uma Moroi
os Morois, vampiros vivos. Eles se alimentam de sangue humano (Porem, nunca matam o humano fornecedor) e comida comum. Têm (pouca, mas mesmo assim) resistência ao sol e praticam magia ligada aos elementos. O Moroi nasce do cruzamento entre dois Morois. 
Strigoi figurante
Os Strigoi são os vampiros que estamos mais acostumados a ver na televisão e no cinema. Vampiros mortos. Eles matam a vítima durante a alimentação, seja ela Moroi, Dhampir ou Humana. Como as versões antigas que conhecemos, não podem pisar em solo Sagrado ou sair ao sol, e tem uma certa alergia mortal a prata. Quando um Moroi se transforma em Strigoi, perde seus poderes mágicos e cria intolerância a Magia, assim como Dhampirs e humanos. Um Strigoi pode transformar um humano ou um dhampir à força, drenando-o e após alimentando-o com seu sangue e Morois podem se transformar sozinhos caso matem durante a alimentação. 
Rose, a Damphir pela qual você vai se apaixonar
Por ultimo, temos o Dhampir. Mestiços, meio vampiros e meio humanos. Não se alimentam de sangue e podem perfeitamente sair à luz solar. Nascem do cruzamento entre um Moroi e um humano, e não podem ter filhos entre si, um dhampir precisa cruzar com um moroi para ter a procriação, e mesmo assim as proles não são consideradas 12/3 moroi nem nada disso. Meios moroi e pronto. Se não gostou reclame com a comissão . 
Imagem do filme, Rose socando uma Moroi Bitch
  
Os dhampir geralmente são caçadores de strigoi e protetores dos moroi. Esse e todo o contexto do livro, mas o enredo da história é focado nas duas amigas Rose e Lisa. Rose uma dhampir e Lisa uma moro. As duas partilham um elo empático, partilhar não é a expressão certa, já que só a Rose sabe o que Lisa está sentindo, pensando e, às vezes, sonhando. Acredito que só a sinopse já seja capaz de prender um leitor, super recomendo essa leitura. 
  

Essa é ainda mais famosa, muitos conhecem o filme, afinal teve o Jim Carrey e a Meryl Streep, mas a quantidade de pessoas que não sabe que esse filme foi baseado numa coleção de 13 livros, é absurda. E quando eu digo é absurda eu quero dizer, que eu tive que contar para grande maioria dos meus amigos sobre os livros se não eles morreriam sem saber. 

Netflix anunciou recentemente que faria uma serie baseada nos livros e estou muito ansioso, talvez aí os livros ganhem uma publicidade merecida. Como no filme, contam a história de três irmãos orfãos que vão sendo caçados por um tio que quer ter a guarda deles apenas pelo dinheiro que ganharia com isso. Claro que toda a trama e todos os detalhes são muito mais complexos do que os que são vistos tanto nesse artigo, só pelo primeiro teaser liberado pela Netiflix eu já confio nessa serie. 
 Assim como no caso anterior, vou falar sobre uma serie que apesar do filme, ninguém, ou quase ninguém sabe sobre os livros, e muitos não dão bola nem pro filme. Série Shopahol, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, é o primeiro livro, e obra inspiradora do primeiro e único filme da serie. 
Pelo nome e pela capa você deve ter achado que era uma obra feminina que você nunca leria isso que falaria sobre moda e sei lá mais o que... De certa forma sim, tem muitas coisas nesse livro  que fazem várias mulheres se identificarem, e tem sim coisas sobre moda, mas o fato é que o filme e os livros são muito engraçados. 
Esses são os cinco primeiros volumes, mas tem mais um que já foi traduzido, e mais dois que ainda não chegaram ao Brasil.

Quando meu amigo me emprestou o quinto volume (único que ele tinha na época), eu não dei muito pela leitura, na verdade, só li por que foi esse tal amigo que me recomendou e eu realmente respeito a opinião dele. Não me arrependi, aos pontos da leitura, mesmo começando pelo quinto livro, “O Chá-de-Bebê de Becky Bloom” eu entendi a história toda, vale ressaltar isso, e não parei de rir quase que o livro todo, é uma leitura leve e muito divertida. Como eu disse infelizmente só teve um único filme, não investiram em levar a franquia toda ao cinema, uma pena, mas vale ressaltar que esse filme é muito engraçado, e a Becky é tão divertida nele quanto nos livros. 

 Tive duvidas sobre colocar ou não essa serie. Quando perguntei a um amigo, e comentei que muita gente não sabe que fora baseado em livros ele respondeu "eu só soube agora" sendo assim resolvi que Diários de Uma Princesa  deveria estar aqui.  

Os filmes tomaram um caminho próprio, acho que podemos dizer dessa maneira, mas uma obra que mostra uma princesa tão normal quanto a gente, merece um certo respeito. Talvez analisando esse contexto os filmes não se distanciaram muito. Tá legal que cortaram uns personagens, adicionaram uns acontecimentos e todo o blá blá blá de sempre, mas mesmo assim eles conseguiram passar a essência da nossa princesa.  

A leitura é bem leve, mas não sei dizer se prende ou não o leitor, pois duas pessoas com quem falei para escrever esse artigo apesar de terem gostado do livro  em geral discordaram sobre a escrita prender ou não prender o leitor.  
  


  
Esta é provavelmente  a mais famosa daqui. Porém, assim como Desventuras em series, e Diários  de Uma Princesa, conheço muita gente que não sabe dos livros, sem falar que a saga em si não recebe muito foco. Nunca vi nenhum grupo de fãs e há um tempo atrás  era muito difícil  achar fanarts relacionadas a Trilogia Fronteiras do Universo.  
A narrativa é leve e prende o leitor, claramente um livro infantil, porém o tema é pesado e polêmico. Colocou religião no meio, já  sabe que vai ter treta. É uma obra para se ler com a mente aberta, de certa forma trás muitas questões a se refletir. Caso vocês sejam muito religiosos, posso avisar que a leitura em momento algum abalou minha fé em Deus, então podem ler tranquilos. 





























Espero que tenham gostado das sugestões, e gostaria de pedir pra contribuírem com esse artigo dando sugestões nos comentários, falando das series e coleções de livros que ninguém conhece ou ninguém dar o foco merecido, assim teremos material suficiente pra uma parte dois desse artigo. Abraços. 

Você pode gostar também:

0 comentários

Traduza com o Bing