Planepontos: Homem-Formiga (2015) - SPOILERS!!!!!
sexta-feira, julho 17, 2015![]() |
Não diga que eu não avisei! |
ASPECTOS
![]() |
Vamos começar logo esta... |
Observando as cenas de introdução dos filmes Marvel, é visto que sempre há um acontecimento que precede e da uma espécie de origem a grande parte da trama do filme em questão e como já esperávamos, em Ant-Man não é diferente. A película começa com o Dr. Pym (Michael Douglas) entrando num prédio da S.H.I.E.L.D. em 1980 e lá ele ressalta a periculosidade das partículas Pym, (que ele criou) que é o que dá o poder de redução de tamanho ao traje do Homem-Formiga, é daí que se desdobra a criação das Indústrias Pym (Pym Technologies, no original) e dos vilões do filme.
Um vilão sem motivação de verdade. Com isso eu não quero dizer que ele não tem um minimo de propósito, ele até tem, mas não é convincente o suficiente. Darren Cross (Corey Stoll), o vilão, tornou-se um pupilo de Hank Pym, quando ele iniciou seu trabalho nas Indústrias Pym. Daren não sabia nada sobre o projeto anterior do Dr. Pym, porém ele começou a desconfiar de tudo e a realizar suas pesquisas sobre as "supostas" partículas Pym. Hank fica preocupado com o pupilo e por causa desta preocupação, acaba sendo afastado da própria empresa com ajuda da filha, Hope van Dyne, (Evangeline Lilly).
Como eu acho que você percebeu, Cross quer descobrir o segredo do antigo mestre, o que ele acaba realmente fazendo ao criar o Jaqueta Amarela (YellowJacket, no original), com a descoberta do "suit" ele decide que é sábio vendê-lo, afinal de contas, precisa alavancar ainda mais dinheiro para sua empresa e é tomando como base essa premissa que eles declaram ele o vilão. O problema começa quando não é deixado claro em momento algum, que o antes pupilo, Darren, fosse ambicioso ou algo do tipo, na verdade, eles nos mostram exatamente o contrário, que ele era uma boa pessoa e que o único "defeito" foi ter ficado curioso sobre o traje do Ant-Man. É dessa forma que as coisas ficam um pouquinho estranhas, pois apesar de você entender que ele quer vender o Jaqueta Amarela, isso não é algo tão motivacional e/ou tão original, como esperávamos.
![]() |
Daren Cross: Um vilão sem motivação de verdade. |
Agora mudando para o nosso herói, eu só tenho elogios para este, Scott Land (Paul Rudd). A primeira cena dele no filme é em 2015 e é simplesmente HI-LÁ-RIA e quebra todas as expectativas que tínhamos reunido antes com Hank na S.H.I.E.L.D. Não vou contar a vocês essa, quero que quando forem assistir fiquem tão surpresos quanto eu, mas certamente vocês irão gostar. Diferentemente de Cross, Land tem motivação mais que suficiente para se tornar o homem-formiga, sendo um Engenheiro Elétrico, ele arma um assalto à uma empresa (me falta o nome agora, desculpem-me) e consegue fazê-lo, mas no processo acaba sendo preso.
Ao ser solto, certo tempo depois, logo lhe é oferecido um novo "trabalho" por um amigo, Luis (Michal Peña), que é mexicano e gosta de contar detalhes, porém ele recusa e rapidinho nós descobrimos que ele tem uma filha e que ela está fazendo aniversário e na festa vemos que ele foi casado e que sua ex-mulher e filha estão vivendo com um policial que, pelo que entendi, teve participação em sua prisão. Na festa ele acaba se decepcionando, já que a ex e seu novo marido, o colocam para fora e dizem que ele só poderá ver a filha caso ele conserte sua vida.
No meio da decepção, ele resolve que vai ligar o *@#$-se e aceita a proposta de Luis. O negócio é roubar a casa de um velhinho que está viajando e que tem algo incrível no cofre da casa, o velhinho é Hank, obviamente. Scott entra na casa com facilidade, vai para o cofre, faz coisas e entra lá, o que ele encontra? O traje. Ao encontra-lo e algumas coisas acontecerem é descoberto que tudo não passou de uma armação do próprio Dr. Pym para contratar Scott para roubar o YellowJacket e dessa forma se redimir dos roubos (What the $%&@?!) e confirmar para sua filha que ele é o herói que ela pensa que ele é. É daí que se desenrola o resto da história (que eu não farei questão de contar a partir daqui, a menos que seja necessário...).
![]() |
Ant-Man approves Scott Lang |
É bem sabido que Homem-Formiga faz parte do universo que a Marvel vem construindo para seus filmes. E referências, principalmente aos Vingadores, não faltam dentro do enredo, tendo até mesmo a participação do Falcão em uma das cenas de ação. Como fato a destacar e que configura parte de um dos aspectos da história, é a desavença entre Pym, os Starks, a antiga S.H.I.E.L.D. e Os Vingadores. Onde o inventor mal fala dos Starks ao receber uma sugestão de entregar o traje e a tarefa de roubar a YellowJacket para Os Vingadores. Além de referências ao mega grupo de super heróis, há também participações especiais da Agent Carter e de Howard Stark, já em seu papel como pai do Tony. E quanto a essa característica de integração vemos que está tudo sendo feito lindamente bem, nada a reclamar por aqui.
![]() |
Abra a imagem em outra guia e observem os acontecimentos. |
Vilão fraco, herói bem-feito, universo compartilhado... o que nos resta ressaltar é a não tão grande fidelidade para com os quadrinhos. Tenho que esclarecer logo que eu não sou um grande ou sequer um frequente leitor de histórias em quadrinhos. Não porque eu as ache ruim, não, adoraria ler todas, mas são muitas de muitos heróis e eu não sei por onde começar, apesar de que leio o Homem-Aranha, mas continuando, para falar sobre isso eu tive que pesquisar um pouco mais e nas minhas pesquisas, descobri várias coisas que são diferentes nos filmes.
A começar pelo próprio Dr. Pym que nas HQs é um dos fundadores dos Vingadores e no filme ele não é um grande simpatizante deles, além de também usar o Jaqueta Amarela nos quadrinhos como um de seus trajes de herói, ao invés desse ter pertencido a algum vilão. Agora mudando para os bad guys, a origem de Daren Cross nos quadrinhos é bem diferente da que é dada nos filmes. Nas comic books, apesar de ter uma empresa (que não é a Pym Technologies, essa não existe nesse universo e foi criado só para os filmes), não há relações diretas entre ele e Hank e Cross só vem a se topar com o Homem-Formiga quando esse já é Scott e não mais o Pym e as razões do encontro não condizem com as películas.
Ok, já mostrei o que havia de mostrar sobre a relação QuadrinhosXFilmes e se pensarmos por este aspecto, vemos que as coisas não são tão fieis, mas se levarmos em conta que essa é uma adaptação para as telonas, não há tanto o que reclamar, principalmente quando vemos que algumas das coisas dos quadrinhos iriam de conflito direto com outras abordagens do universo caso tivessem sido colocadas aqui, logo, ser fiel as histórias originais, mesmo sendo sim um fato que conta muitos pontos, não é o mais importante.
![]() |
Nas HQs, o Homem-Formiga é um dos fundadores dos Vingadores. |
Finalizando
Mesmo o filme continuando a ser ótimo, nessa análise com direito a spoilers fica mais fácil para ver algumas coisas dentro da história e assim darmos outra visão ao filme, até que esta pareça, e digo de novo PAREÇA, contraditória a análise anterior. Mesmo o enredo mostrando extrema consistência, o vilão não compartilha tanto assim dessa coerência, apresentando um vazamento de motivação nas suas ações. Quanto ao herói, esse é bem completo e tem tanto motivação, quanto uma boa história de background, o que nos faz gostar, ou não, dele bem rapidinho.
Agora falando de universo compartilhado, é factual que a Marvel faz trabalho excelente quando o negócio é integrar as histórias, mas falando de ser fiel aos próprios quadrinhos a coisa muda um pouco e é sabido que, principalmente os fãs dos quadrinhos, se sentirão muito incomodados com as escolhas da Marvel Studios para o roteiro de Homem-Formiga, entretanto, não é nada que a maioria das pessoas vá de fato se incomodar, visto que nem todos leem as revistas.
Resumindo, vale a pena assistir, mas há sem dúvidas falhas que podem incomodar os mais exigentes, no entanto, eu ressalto o filme é incrível e VÁ ASSISTIR.
![]() |
Três planepontos e meio... eu avisei... |
Mas e então, vocês gostaram? O que acharam da análise com este novo olhar? Tem algo a adicionar ou a retirar? Deixa aí, vamos provar que você leu tudo.
0 comentários