Desafio dos 50 filmes| Apertem os cintos, o piloto sumiu!

quinta-feira, julho 30, 2015

Para começar o desafio, o que considerado um dos melhores filmes de comédia já feito: Airplane!


Para começar a falar do filme, não poderia deixar de comentar a INCRÍVEL tradução do título. Vejamos, o filme se chama Airplane! (Avião!), um título rápido e simples que diz o que você precisa saber sobre o filme: se passa num avião. Entendo que não dá para colocar um título desse aqui no Brasil, sendo assim, a galera da tradução resolveu explicar para o público mais ainda do que já tava explicado: Apertem os cintos, o Piloto sumiu!.


Então, o filme se passa num avião e o piloto do mesmo "some"?
Sim.
A premissa do filme é contar a história de um avião em que os pilotos passam mal e só quem pode salvar a galera é um piloto de guerra traumatizado que não pode ver um aeroporto que se treme.

Agora, antes de falar da comédia do filme e se você for assistir, é necessário uma coisa: se situe.
O filme é do começo da década de 80, então, o que para nós, hoje, é uma comédia besta com piadas bem escrachadas, para eles eram a comédia mais engraçada que podia se esperar. Não tínhamos tanta comédia inteligente na época.


Então, o filme investe em piadas palhaças. Como:
" - Temos um problema no cubículo.
-  O que é?
- É um quarto pequeno onde ficam os pilotos, mas isso não importa."
Sim, esse tipo de piada.

Não me entendam mal, depois de alguns minutos de filme, já situado na época, pude dar algumas risadas com o filme. Agora, outro problema é o número de piadas em inglês.
Eu assisti o filme no idioma original, e recomendo que todos façam assim, pois nem quero pensar como traduziram as piadas que só servem no idioma original. Por exemplo, a mais famosa do filme "Don't call me Shirley"(Não me chame de Shirley), é uma brincadeira que se usa quando alguém fala uma frase com "Surely" que soa como "Shirley".

Em conclusão, o filme pode sim ser considerado um dos melhores da comédia - até porque foi propulsor de muitos outros - hoje em dia, se soubermos aproveita-lo e entender o público para o qual foi feito.


Nota: (3,5)

Você pode gostar também:

0 comentários

Traduza com o Bing