Animações em 3D

sexta-feira, julho 31, 2015

Pixar é basicamente a maior desenvolvedora de cinema em 3D e quase todo ano somos presenteados com uma animação nova, repleta de aventura e magia. Esse ano pode-se dizer que a Pixar se recuperou e se superou com a nova animação “Divertida Mente”, afinal esse filme consegue passar a complexidade das emoções e dos sentimentos de modo que até uma criança consegue entender. 
Esse, é o raiva!!

Não consigo lembrar de nenhum momento da minha infância que não envolva ou Harry Potter ou a Disney. Claro, na Disney tinha Rei Leão e outras animações que eu amava, mas era na Disney Pixar que vinha a magia. Na época, eu achava que eram só uns desenhos realísticos demais ou outra coisa, porém o fato é que era o 3D. Por conta da minha ansiedade e também do meu ânimo com relação a Divertida Mente, pensei em falar um pouco sobre isso. 

Faço um curso de web designer chamado SAGA, curso licenciado pela própria Adobe. No meu caso, já estudei o Photoshop, o Ilustrador, o Flash Animation e agora adivinhem qual é meu modulo? 3D Maya, acreditem, não é fácil trabalhar com 3D. Mesmo quando você se acostuma com uma coisa, na aula seguinte você descobre que vai ter que trabalhar com outra completamente diferente. 

A primeira parte do modulo 3D é apenas a modelagem de objetos e cenários. Aperte os cintos e prepare o Ctrl + Z, porque você vai errar. Primeiramente depois de conhecer as teclas, os atalhos e as figuras geometrias padrões, o próximo passo é aprender a mover, aumentar, diminuir, rotacionar e deformar, sejam as faces ou as vértices ou as pontas.  
















Na verdade depois de uns minutos moldando uma única cadeira, considerando toda a física envolvida na cadeira real, você vai começar a respeitar e até a achar bonita a cadeira feia e acabada do pântano do Shrek. 
E daí que não é da Pixar? O titulo é Animações em 3D. Shrek fica!

Trabalhar com três eixos no computador é extremamente complicado no inicio. Você vai precisar muitas vezes mover a câmera, modificar e dar zoom, isso, só pra não estragar tudo enquanto faz um único detalhe de um objeto. 
Mesmo depois de modelar todo o objeto, retocar as imperfeições, consertar os erros que você só vai ver depois e ainda cuidar pra que as vértices não fiquem muito marcadas e pontudas, você ainda vai ter que selecionar o material e a cor.


escolha do material é basicamente a parte final do trabalho, depois de modelar, você precisa selecionar o material de que cada parte do objeto é feito, a intensidade com que esse material se apresenta, e a cor que vai ressoar nele, isso tudo só na modelação de um objeto que provavelmente só vai compor uma parte de um cenário que os telespectadores nem vão reparar direito. 

Pode apostar, depois de uma aula dessa, você vai reparar até nas curvas do arco da Merida

Compor um cenário inteiro é um trabalho ainda mais retalhado a depender do projeto em questão. Nenhum cenário é só paredes e móveis, é importante fazer parecer que alguém mora/trabalha/estuda naquele lugar, sempre vai ter que considerar o fator humano. Mesmo quando o morador do local não é bem humano.... 
Imaginação faz parte de qualquer trabalho ligado à arte. Mas na boa, pensar em como seria um hotel pra carros é ir um pouco mais além do nível normal de imaginação. É importante estar preparado para tudo, desde filmes de Super-Heróis, ou filmes de insetos, de princesas em eras medievais ou filmes de robôs num futuro distante, esteja pronto para pensar em qual cenário vai fazer parte da paisagem. 


Os cenários e os objetos precisam definir tanto o ambiente onde o filme se passa quanto o contexto envolvendo tal ambiente, além, é claro, das personalidades dos donos desses ambientes. Exemplo, filme na era medieval, quarto da rainha, rainha gosta de costurar e tecer, o cenário teria que refletir tudo isso e muito mais e não se esqueça de fazer cada detalhe antes do prazo terminar para  que você possa revisar. 

Criar um personagem é ainda mais difícil, o rosto corpo, o cabelo a roupa que vai humanizar a pessoa naquele roteiro.... mas isso é assunto pra parte dois desse artigo, quando eu estiver realmente estudando isso. Até aproxima. 
Sabe o relógio lá de cima? pois é, aqui ele.

Você pode gostar também:

0 comentários

Traduza com o Bing