Predestination - Uma loucura no tempo

sexta-feira, junho 12, 2015



Ethan Hawke - Predestination | Stage 6 Films - Aquele olho só quer dizer SPOILER ALERT!

SPOILER ALERT!
(Os spoilers aqui encontrados são de cunho leve, ou seja, você não vai saber de tudo ao terminar de ler aqui)

     Sabe aquele filme de viajem no tempo que você acha que foi o melhor que já viu na sua vida? Pois bem, se o seu filme não for este, então pode parar aí mesmo e tirar sua Máquina do Tempo da chuva. Estou esperando... pronto, tirou? Ok! Vamos lá.

     Predestination – (O Predestinado - Título em português) – foi baseado numa mini-história escrita por Robert A. Heinlein e que tem nome All You Zombies e ele, o filme, estrela Ethan Hawke (Boyhood) e vários outros atores que eu nunca vi falar na minha vida.
     O filme só te pede uma coisa, Hold My Hand. Olha, eu te garanto, depois que você assistir esse filme você vai precisar obedecer a Jess Glynne e segurar a mãe dela... mão, ops... Porque, bem, é muita loucura para uma pessoa aguentar sozinha.
  Para começar, a história do filme não tem linha do tempo.
Ahh, mas Eliaquim, como é que uma história não tem linha do tempo?
     Simples demais até, a trama é circular, ou seja, ela começa onde parou. E Predestination começa como qualquer outro filme que você já assistiu. Aquele monte de propagandas das produtoras da obra... Que foi? É verdade... Estou até pensando em criar um artigo sobre, mas deixemos para depois.

Vamos, me dê sua mãe... droga! ...mão, ok, vamos embora.
     Depois daquela coisa toda, vemos logo um homenzinho estranho, vestindo um sobretudo e um chapéu na cabeça que te impede de ver o rosto. Ele vai carregando uma maleta numa mão e algo que parece um violino na outra. Lembre desse "violino", ele é muito importante para a história. Ele continua andando, entra em um recinto cheio de máquinas, descobre uma caixa, vê uma bomba e simplesmente resolve que é hora de tentar desarma-la. Para isso ele pega a maleta e a transforma em uma espécie de cofre-forte, então, o nosso homenzinho mexe na menina, na bomba, e logo um cara, um outro cara, aparece e atrapalha o timing dele que para resumir, consegue fazer a bomba não explodir o lugar, mas acaba queimando o próprio rosto e quando eu falo queimando, eu quero dizer destruindo.
     Ele perde todo o rosto e esse é outro ponto importante da trama, que a partir daqui, está avisado que não vou mais contar em detalhes, mas os SPOILERS começam.
     É agora que eu retomo com o que disse no começo do artigo, esse é um dos melhores, se não o melhor, filmes de viajem no tempo. O fato disto é a forma circular, ao invés de linear, da história, e antes que você vá correndo para os comentários falar que já assistiu vários filmes com história circulares e que isso não é novidade, eu só te digo que eu também e nenhum foi melhor que este.
     A configuração com que foi feita a circularidade da história é perfeita, e isso quer dizer que um fato depende do outro, porém do ponto de vista de quem vê o filme, tudo parece independente e a um primeiro olhar, sem nexo.


Ok, agora me dê sua outra mãe... aff, que é que é isso?! ...mão e continue a me acompanhar nessa trama circular.

     Dando início a nossa seção de SPOILERS, esse carinha que teve o rosto queimado recebe um transplante de rosto, obviamente, que muda todas as suas feições, feições estas que quem está vendo o filme nem conhece ainda. Depois de fazer coisas estranhas, o que incluí se recuperar perfeitamente e fazer um juramento, ele aparece num bar e acaba conversando com um outro homem que parece muito com uma mulher. Esse homem conta a história dele, que consiste em ter sido realmente uma mulher, ser orfã e ter arrumado um cara que vai engravidá-la e depois abandoná-la.
     Depois ela terá uma filha por meio de uma cesária, onde ela descobre que é hermafrodita e que os ovários dela foram danificados e os médicos colocaram no lugar o outro órgão sexual completamente funcional, grave isso, que estava dentro dela antes. Logo depois, ela descobre que sua filha foi sequestrada e que ela está afogada numa bacia de merda. Ok, essa última não é verdade, mas ela é quase tão sem sorte quanto Meredith Grey.

Não Mer, não chore, todos sabem que você é a mais sem sorte.
     Logo após isso, o nosso transplantado e o nova amigo dele vão para um quartinho e viajam no tempo usando aquele "violino", com isso eu coloco um fim na seção de spoilers, não dá para continuar sem começar a soltar os MASTERS.
   A partir deste ponto, o filme começa a revelar os fatos, quem é quem, quem fez o quê. E é aí que você vai ver tudo se encaixando e o círculo se fechando perfeitamente. Assim como é aqui também  que você precisa agarrar forte nas mãos da Jess, porque seu mundo vai tremer com a loucura que os acontecimentos vão te mostrando. Eles são rápidos, e mesmo você começando a sacar algumas coisas depois de mais uns bons minutos de filme , você não as entende, isso porque é simplesmente uma bola de neve, você precisar pensar na trama como um todo para começar a tirar algo dali.
   E que assim que termino, declarando este filme a melhor obra sobre viagem no tempo até então ida para as grandes telas. Não é sempre que vemos tanta criatividade e um ótimo aproveitamento da própria viagem no tempo. VOCÊ tem que assisti-lo e amá-lo assim como eu.

Tchau e até a próxima, galerinha.

Você pode gostar também:

0 comentários

Traduza com o Bing